• INTERON

A linguagem de programação COBOL pode te bancar, literalmente



Você pensaria que uma linguagem de programação de computador criada em 1959 seria ultrapassada - mas você estaria incrivelmente errado.

A maioria das pessoas conhece Java e C ++, mas o bom e velho COBOL ainda está vivo e arrasando. Nos EUA, cerca de 80 por cento das transações realizadas pelas pessoas e 95 por cento de transações realizadas por caixas eletrônicos são baseadas em programas escritos em COBOL. O problema é que não há pessoas suficientes para manter os atuais sistemas baseados em COBOL.

De acordo com a Reuters, cerca de três trilhões de dólares no comércio diário fluem através dos sistemas COBOL. Muitas das grandes corporações financeiras e algumas partes do governo federal construíram toda a sua infraestrutura em bases COBOL dos anos 70 e 80.

Então, se algo der errado, podemos estar olhando para um grande problema. No entanto, você poderia ganhar dinheiro impedindo isso.

Aposentados que não conseguem parar de trabalhar

As empresas estão desesperadas necessitando de algum sangue jovem com o conhecimento COBOL. Apenas algumas universidades ainda estão ensinando COBOL, mas não é suficiente para atender à demanda.

Atualmente, os bancos e as companhias financeiras confiam pesadamente em aposentados, pagando $100 por hora para reparar problemas simples (para pessoas com o conhecimento certo).

Bill Hinshaw de 75 anos, fundador da COBOL Cowboys, é um dos veteranos que não pode parar de trabalhar. Em uma entrevista à Reuters, ele disse que muitas vezes se depara com o software que ele escreveu há mais de 40 anos, o que mostra como a linguagem é duradoura nos sistemas financeiros atuais.

No entanto, usando aposentados não é exatamente uma solução sustentável, porque, vamos ser realistas, eles vão morrer em algum momento e não há ninguém para substituí-los. Mas a coisa difícil sobre pessoas novas começarem é que COBOL não é tão "atrativo" como trabalhar com Elixir, ou Golang.

O trabalho com COBOL é muitas vezes visto como tarefa de manutenção chata que mata a criatividade. Isso não é necessariamente verdadeiro, uma vez que ainda há novos desenvolvimentos e modernização de aplicativos COBOL sendo feitos, mas a reputação persiste.

Por que não mudar de COBOL?

Uma vez que não há muitos jovens programadores especializados em COBOL, a melhor coisa seria provavelmente mudar para uma nova linguagem de programação. Mas isso não é simples.

Em 2012, o Commonwealth Bank of Australia substituiu sua plataforma bancária central para modernizar seu sistema. A mudança acabou custando cerca de 750 milhões de dólares, razão pela qual muitos bancos optaram por tentar manter seus sistemas COBOL funcionando.

A grande necessidade de novos programadores COBOL significa grande segurança no trabalho e, possivelmente, salários mais elevados no futuro, à medida que o pool de talentos fica cada vez menor.

Alguns preveem que continuará a ser uma linguagem importante para os próximos 20 anos, que é uma façanha incrível, visto que foi criado no início da era do computador. Então, se você é um programador que não se importa de trabalhar em um campo morrendo lentamente, mas bastante lucrativo, então COBOL pode ser apenas a coisa para você.

____________________________________________________________________________________________________________________

Texto traduzido e adaptado. Fonte: https://thenextweb.com/finance/2017/04/10/ancient-programming-language-cobol-can-make-you-bank-literally/#.tnw_bcrPa6sU


17 visualizações
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube

BRASIL

São Paulo

Rua Apucarana, 272

3° Andar - CEP 03311-000

São Paulo - SP

+55 11 4508-7008

INTERON Alliance

Argentina e Uruguai

Santa Fé 3694 - Piso 1 (C1425BGY)
Ciudad Autónoma de Buenos Aires
Argentina 

+54 11 4831-0940

© 2020 INTERON. Todos os direitos reservados.

INTERON é marca registrada de INTERON Informática. Todas as outras marcas  são propriedades de seus respectivos proprietários.